Resultados da Autoavaliação Institucional de 2017.2 já podem ser consultados no SIGAA

Data de publicação: 26 de março de 2018. Categoria: Sem categoria

A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Universidade Federal do Ceará informa que já se encontra disponível, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), os resultados da autoavaliação institucional realizada no semestre letivo 2017.2.

No Portal da Avaliação Institucional, dentro do SIGAA, os docentes da UFC podem acessar os relatórios da avaliação individual feita em 2017.2. No mesmo endereço, segundo o presidente da CPA, Prof. José Lassance, “a nossa comunidade pode ver os relatórios quantitativos e qualitativos da avaliação institucional 2017.2, de forma individual e coletiva”, explicou.

Segundo o presidente da CPA, Prof. José Lassance de Castro Silva, houve altos índices de participação dos docentes em todas as unidades acadêmicas. Nenhuma unidade teve índice abaixo de 60% e somente duas, abaixo de 80%. “A média geral (84,67%) da participação dos docentes foi a mais elevada em toda a sua história”, afirmou, parabenizando os colegas. Segundo os dados divulgados, a média anterior foi aproximadamente 50%.

Entre os destaques na participação docente estão os campi de Crateús, Russas e Quixadá, com 100%, e o Instituto Universidade Virtual, com 97,06%. Segundo o Prof. Lassance, foram enviadas mensagens diariamente aos docentes lembrando-os de sua participação no processo de avaliação.

Em relação à participação discente, o destaque também ficou com os campi do Interior – Crateús (68,95%), Quixadá (66,09%), Russas (64,39%) e Sobral (61,2%) –, além da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (62,34%) e do Instituto de Educação Física e Esportes (60,22%). A média geral de participação dos discentes em 2017.2 (48,29%) foi quase a mesma da avaliação anterior (48,81%).

Conforme o presidente da CPA, “vale ressaltar que somente no segundo semestre de cada ano é que acontece a avaliação institucional interna, em que são avaliadas as disciplinas, turmas e infraestrutura acadêmica. No primeiro semestre de cada ano é realizada a avaliação de turmas e docentes somente”.

PRÓXIMOS PASSOS – Ainda segundo o Prof. Lassance, os próximos passos da comissão serão os seguintes: liberação dos dados da avaliação pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI); confecção e análise dos relatórios pela CPA; encaminhamentos para as Comissões Setoriais de Avaliação de cada unidade acadêmica, para que elaborem suas ações baseadas no resultado da avaliação; confecção do relatório anual para envio ao Ministério da Educação (MEC); e seminário da CPA, em abril/2018, para apresentar, discutir e viabilizar as ações oriundas dos resultados de 2017.2.

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva, presidente da CPA/UFC – fone: 85 3366 9421