Liberados os resultados da autoavaliação institucional 2017.1

Data de publicação: 25 de agosto de 2017. Categoria: Sem categoria

A Comissão Própria de Avaliação – CPA –  da UFC divulgou, na data de 24 de agosto, os resultados do processo de autoavaliação institucional 2017.1. O ciclo avaliativo foi iniciado no dia 19 de junho e encerrado dia 07 de julho, com a participação recorde de 74,7% dos docentes da UFC e mais de 13.000 estudantes ou aproximadamente 53% dos discentes aptos a participar do processo. Os percentuais de participação obtidos em 2017.1  foram superiores àqueles observados no semestre anterior (2016.2) e mostram que a autoavaliação institucional tem recebido maior destaque nas Unidades Acadêmicas da UFC.  Segundo o Prof. Hermógenes David de Oliveira, presidente da CPA, a maior recompensa desse processo, tem sido a implementação de melhorias nas unidades em decorrência do processo avaliativo. “Ainda precisamos melhorar e aprimorar o uso efetivo dos resultados da autoavaliação institucional, mas esse já é um ganho sem precedentes para a UFC.“, destacou o Prof. Hermógenes.

Destaques de participação no processo de Autoavaliação Institucional 2017.1

No que diz respeito à participação dos docentes, a FEAAC aparece em destaque entre as unidades da capital, com quase 91% de participação. O Campus da UFC em Quixadá se destacou entre as unidades acadêmicas da UFC no interior, com 98% de participação de seu quadro docente efetivo. As unidades acadêmicas da UFC no interior também foram destaque entre as participações de discentes no ciclo avaliativo de 2017.1. O Campus da UFC em Crateús apresentou participação de 63% dos estudantes dos cursos presenciais. Os campi da UFC em Russas, Sobral e Quixadá também apresentaram percentuais de participação de discentes acima da média institucional, com valores de 65%, 64,5% e 69,6%, respectivamente. A Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) e o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) foram os destaques de participação discentes entre as unidades acadêmicas da capital, com percentuais de 62,1% e 63,6%, respectivamente. Para conhecer todos os percentuais de participação de docentes e discentes, clique nos links correspondentes.

Resultados disponíveis

O procedimento para acessar os relatórios de avaliação institucional 2017.1 é o mesmo utilizado para os semestres anteriores. Via SIGAA, os professores podem acessar os relatórios de avaliação de desempenho docente (ADD)  e os gestores também conseguirão fazer o mesmo no âmbito de suas Unidades.  A CPA destaca, mais uma vez, que neste ano, o processo de autoavaliação institucional passou a avaliar as Coordenações de Curso e aspectos da infraestrutura apenas com periodicidade anual. Portanto, em 2017.1 estão disponíveis apenas os resultados da avaliação de desempenho docente e do alunado.  As respostas das questões abertas também estão disponíveis no SIGAA. Também é possível, no caso dos gestores, saber quais professores deixaram de participar do processo de autoavaliação institucional em cada unidade. No site da CPA, podem ser consultados os resultados agregados para toda a UFC. Tais relatórios são de acesso livre para a comunidade acadêmica e também para a comunidade externa à UFC. No momento, estudantes dos cursos de graduação conhecerão os resultados da avaliação institucional no âmbito dos cursos, por meio do trabalho de divulgação das Coordenações. Em breve, será disponibilizado um Portal do Discente para que os estudantes também possam ver o resultado da Autovaliação Institucional no SIGAA.

Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco: (85) 3366-9421 ou cpainstitucional@ufc.br