Avaliação Institucional de 2018.2 tem participação recorde de docentes – confira os índices

Data de publicação: 11 de dezembro de 2018. Categoria: Sem categoria

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Ceará encerrou o ciclo de Avaliação Institucional de 2018.2 com índices positivos de engajamento da comunidade acadêmica. No total, 86,78% dos docentes participaram do processo, enquanto entre os discentes a média de participação foi de 53,76%.

A Avaliação Institucional é o momento em que estudantes e professores de graduação avaliam aspectos relacionados à qualidade das aulas, das turmas e da infraestrutura de seus cursos, podendo registrar sugestões e críticas que fornecem um diagnóstico da graduação na UFC.

Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de melhorias para os cursos. De acordo com a CPA, a expectativa é que, no próximo semestre, todas as unidades acadêmicas informem oficialmente as medidas a serem tomadas para aperfeiçoar questões apontadas pelos alunos e professores. As informações serão disponibilizadas para consulta pública, no site da comissão.

ÍNDICES – Entre os docentes, houve recorde de engajamento na avaliação do semestre letivo 2018.2. Nos destaques, está o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), no qual 100% dos professores responderam aos formulários da CPA. Nessa unidade, 55,92% dos estudantes participaram.

Registraram mais de 90% de participação docente os campi de Crateús (97,5%), Quixadá (94,44%) e Russas (95,92%), assim como as seguintes unidades acadêmicas: Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE (98,35%), Centro de Ciências (91,55%), Centro de Tecnologia (92,48%), Centro de Ciências Agrárias (90,23%), Instituto UFC Virtual (94,59%), LABOMAR (92,31%) e FEAAC (90,62%).

De acordo com o presidente da CPA, José Lassance, a participação dos estudantes teve índices menos expressivos, mas “ainda assim, satisfatórios, registrando a segunda maior taxa dos últimos anos”. O índice de participação discente, que em 2018.2 ficou em 53,76%, só não foi maior do que o registrado em 2018.1 (58,66%).

Lassance afirmou, ainda, que a CPA recebeu diversos tipos de manifestações de agradecimentos, principalmente quanto à sistemática diária de orientação aos participantes.

Os resultados gerais serão divulgados após processo de tabulação de dados feito pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), o que deverá ocorrer em meados de fevereiro. Um seminário da CPA com a comunidade acadêmica será realizado, no primeiro semestre de 2019, para a apresentação e apreciação dos resultados das avaliações de 2018.

Além disso, a CPA deverá confeccionar o relatório geral das avaliações institucionais internas e externas realizadas em 2018 na UFC, a ser entregue ao Ministério da Educação até o fim de março de 2019.

Confira os índices de participação docente:

Confira os índices de participação discente:

Fonte: Prof. Dr. José Lassance de Castro Silva – Presidente da CPA/UFC – fone: 85 3366 9421