Avaliação institucional 2017.2 ocorrerá de 13 a 30 de novembro com novidades

Data de publicação: 8 de novembro de 2017. Categoria: Sem categoria

Estará disponível, de 13 a 30 de novembro, a segunda etapa no ano da Avaliação Institucional interna. Nela, estudantes e professores de graduação da Universidade Federal do Ceará têm a oportunidade de opinar formalmente sobre a qualidade de seus cursos, assim como sobre sua infraestrutura.

Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e responder aos questionários. A participação é anônima e os resultados somente serão divulgados após o fechamento do semestre letivo analisado. Na página da CPA tem um tutorial que poderá ajudar a comunidade a participar de forma efetiva no acesso e preenchimento das informações.

A VANTAGEM DE PARTICIPAR – A Comissão Própria de Avaliação (CPA), que coordena a atividade, destaca a importância do engajamento de alunos e professores. Os dados coletados servem de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é destacar o que é bom e melhorar o que está deficiente. Nas últimas avaliações, já foram promovidas reformas para ampliar a acessibilidade em algumas unidades acadêmicas, solicitadas atualizações do acervo de bibliotecas, providenciada contratação e alocação de professores para determinados cursos e direcionadas atividades de formação para docentes. Portanto, a participação de todos é fundamental, pois auxilia a elaboração de políticas de melhoria na graduação ao identificar pontos fortes e eventuais lacunas.

VIU O RESULTADO DE SEU CURSO? – A CPA também lembra que já está disponível no SIGAA os resultados individuais e coletivos da avaliação de alunos e docentes, dos semestres anteriores, através do módulo PORTAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Além disso, a CPA também divulgará e debaterá os resultados dos ciclos avaliativos nas mídias e no seu próprio site. É possível verificar as taxas de participação de cada curso e unidade acadêmica, os resultados gerais das avaliações de turmas, coordenações e infraestrutura dos cursos.

Dúvidas relacionadas ao procedimento de avaliação podem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Já questões relativas a possíveis problemas técnicos no acesso aos formulários e seu envio devem ser direcionadas para avalinst_sti@sti.ufc.br.