Seminário de Avaliação Institucional na UFC de 2018 determina que ações para a graduação serão monitoradas e acompanhadas pela CPA/UFC

Data de publicação: 18 de julho de 2018. Categoria: Sem categoria

Propostas para ampliar experiências positivas e para melhorar lacunas em disciplinas da graduação na Universidade Federal do Ceará serão registradas e monitoradas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC. Essa foi a decisão do encontro realizado na manhã de segunda-feira (28/05/18) pela CPA, com coordenadores de cursos e integrantes de comissões setoriais de avaliação, existentes em cada unidade acadêmica da UFC.

O grupo se reuniu para discutir os resultados das Avaliações Institucionais de 2017. Nessa atividade, estudantes e docentes opinam sobre a qualidade de suas turmas, o processo de ensino-aprendizagem, as metodologias aplicadas em sala de aula, a assiduidade e participação de alunos e professores, entre vários outros pontos. Trata-se de uma das principais ferramentas de avaliação interna da UFC.

Com os relatórios oriundos desse processo, a Universidade adquire um diagnóstico importante da graduação. Principalmente porque, além de questões objetivas, os participantes respondem a um questionário aberto, em que, de forma anônima, podem dar opiniões subjetivas sobre a qualidade das disciplinas, registrando sugestões, críticas e comentários.

Segundo o presidente da CPA, Prof. José Lassance, até o final de julho, coordenadores de curso e de comissões setoriais irão registrar, no sistema de informática da CPA, as propostas de melhoria feitas com base nas sugestões de alunos e professores nos relatórios de questões abertas. A execução das propostas será monitorada e acompanhada pela CPA/UFC.

Lassance lembrou que, até 18 de junho, está aberto o prazo para a edição de 2018.1 da Avaliação Institucional e reforçou a importância da participação de todos. O processo é feito no SIGAA, de forma anônima e espontânea.

RESULTADOS ‒ Os resultados das últimas avaliações ficam disponíveis no site da CPA. Dentre os dados apresentados na reunião de segunda-feira (28/05/18), ocorrida no auditório do Centro de Tecnologia, está a ampla participação do corpo docente e discente, que chega a 100% em algumas unidades acadêmicas, com destaque para os campi do Interior.

Outro resultado que chama a atenção é a boa avaliação dos professores pelos alunos. De modo geral, a nota média atribuída pelos estudantes a seus docentes chega perto da nota máxima (5). Mais detalhes podem ser vistos no site da CPA.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação da UFC ‒ fone: 85 3366 9421