Seminário da CPA apresenta informações das avaliações institucionais na UFC em 2019
Data da publicação: 8 de novembro de 2019 Categoria: Sem categoriaA Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Ceará realizou, na manhã desta quinta-feira (7), o Seminário de Avaliação Institucional 2019, no Auditório Prof. Antônio Martins Filho, da Reitoria.
No evento, que contou com a participação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e de servidores docentes e técnico-administrativos que participam da Comissão, o presidente da CPA, Prof. José Lassance de Castro Silva, apresentou dados das avaliações institucionais internas e externas de 2018 e 2019.1.
As avaliações externas na UFC são as realizadas por comissões do Ministério da Educação (MEC), bem como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), também do MEC. As internas são coordenadas pela CPA-UFC. Entre os aspectos avaliados estão projetos didático-pedagógicos dos cursos, infraestrutura física e desempenho de professores e alunos, entre outros.
Com relação às avaliações externas, o Prof. Lassance cita como ponto positivo a classificação da UFC, pelo MEC, como a melhor instituição federal de ensino superior do Norte e Nordeste e a sétima em âmbito nacional.
Este ano, 17 cursos de graduação da UFC (o que representa 13,60%), obtiveram nota 5 (máxima), do MEC, e 59 (47,20%) se destacaram com nota 4. No último ENADE, foram 32 (25,60%) os cursos com nota 5, e 28 (22,40%), com nota 4.
Mesmo com essas ótimas avaliações dos cursos de graduação da UFC, o presidente da CPA citou como ponto negativo o fato de a UFC ainda ter 7 (5,60%) cursos com nota 3 na avaliação do MEC e, no ENADE, 19 (15,20%) graduações aparecerem com nota 3, e 10 (8%), com nota 2.
Na avaliação interna, o Prof. Lassance destacou como pontos positivos os professores serem bem avaliados pelos alunos e a qualidade do ensino-aprendizagem na UFC. Como negativos, foram apresentados problemas de infraestrutura e questões de denúncias de assédio (moral, político e sexual), que a UFC já vem buscando resolver com as instâncias competentes.
ENCONTROS ‒ Para o Prof. José Lassance, as avaliações são da maior importância. Ele destaca que a partir desses dados uma nova postura na gestão superior está sendo criada para que as potencialidades e as fragilidades detectadas nas avaliações sejam tratadas adequadamente.
O reitor Cândido Albuquerque, por sua vez, disse que irá se reunir com diretores das unidades acadêmicas e coordenadores de cursos para discutir os problemas e buscar soluções. Garantiu seu empenho, por exemplo, para enfrentar questões de infraestrutura (citou, inclusive, o grande número de obras inacabadas na Instituição, que sua gestão pretende retomar).
Ao longo da apresentação, servidores docentes e técnico-administrativos que integram as Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) puderam fazer comentários e sugestões.
SAIBA MAIS ‒ Os resultados detalhados da avaliação interna podem ser acessados por alunos, professores e gestores no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Já as avaliações externas podem ser conferidas no site do MEC e, os detalhes do ENADE, no site do INEP.